
No inverno, as dúvidas sobre viroses ou infeções tornam-se muito comuns entre pais e cuidadores. As crianças adoecem com mais frequência e, por isso, é fundamental distinguir entre estes dois tipos de problemas para garantir o melhor cuidado e evitar tratamentos desnecessários.
Os vírus provocam as viroses, que aparecem frequentemente na infância. Por exemplo, em ambientes como creches e escolas, o contacto próximo facilita a transmissão. Normalmente, as crianças com viroses apresentam:
Além disso, as viroses costumam ter sintomas ligeiros e desaparecem ao fim de alguns dias.
As bactérias provocam algumas infeções, como amigdalite, otite ou pneumonia. Nestes casos, os sintomas tendem a ser mais intensos ou prolongados. Assim, o pediatra pode recomendar antibióticos quando necessário, mas nunca deve utilizar estes medicamentos sem indicação médica.
Preste atenção a sinais como:
Para tratar viroses, foque-se em aliviar o desconforto até que o corpo elimine o vírus. Por isso, siga estas recomendações:
Além disso, lembre-se que os antibióticos não combatem vírus, por isso não os utilize sem receita.
Embora a maioria das viroses desapareça em poucos dias, procure o pediatra se notar, por exemplo:
A maioria das viroses resolve-se sem complicações. No entanto, mantenha-se atento aos sinais de alerta e peça apoio médico sempre que tiver dúvidas. Desta forma, garante a saúde e o bem-estar das crianças, especialmente durante o inverno.