Pediatria do Neurodesenvolvimento

O neurodesenvolvimento da criança define-se como o conjunto de competências por meio das quais a criança interage com o meio que a rodeia, numa perspectiva dinâmica, de acordo com a sua idade, o seu grau de maturação, os seus factores biológicos intrínsecos e os estímulos provenientes do ambiente. Fazem parte dessas competências a motricidade global, a manipulação, as competências sensoriais, como a visão e a audição, a comunicação e a linguagem, os comportamentos, as competências cognitivas não verbais e verbais, os afectos e as emoções. As perturbações do desenvolvimento incluem, entre outras:

  • as deficiências motoras, como a paralisia cerebral;
  • os défices cognitivos;
  • as perturbações sensoriais, como a surdez ou a cegueira;
  • as perturbações da comunicação, como a perturbação específica da linguagem;
  • as perturbações comportamentais, como a perturbação de hiperactividade com défice de atenção;
  • as perturbações do espectro do autismo;
  • as perturbações da aprendizagem escolar, como a dislexia.