Psicomotricidade

A Psicomotricidade é a terapia de mediação corporal, enraizada na relação existente entre a emoção, a cognição e o movimento. Intervém sobre a expressão motora inadequada ou inadaptada associada a problemas de desenvolvimento ou maturação psicomotora, de comportamento, aprendizagem ou de âmbito psicoafetivo.

O desenvolvimento psicomotor é a base de todas as aprendizagens nos primeiros anos de vida e é através da ação sobre o mundo que a rodeia que a criança organiza as suas aprendizagens e cresce em harmonia.  

Numa vertente preventiva, a terapia psicomotora favorece as etapas do desenvolvimento normativo na criança e potencia a aquisição de competências e aprendizagens, proporcionando o alcance do seu potencial máximo de aprendizagem e autonomia educativa.

Numa vertente reeducativa ou terapêutica, quando o desenvolvimento ou outras competências estão comprometidas, nos casos específicos de perturbações do neurodesenvolvimento, da aprendizagem e/ou do comportamento e que podem ter diferentes manifestações:

– de incidência no Desenvolvimento Psicomotor ou de caráter físico – défices cognitivos, atrasos globais de desenvolvimento, descoordenação, dispraxia, instabilidade postural, perturbações do esquema corporal e de lateralidade, da imagem corporal, da estruturação espácio-temporal, da praxia global e fina;

– de incidência na Cognição e na aprendizagem – dificuldades de aprendizagem específicas (dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia), défices de atenção, défices de memória, de concentração, de autonomia, de organização percetiva, simbólica e concetual.