A mente humana é fascinante e complexa, composta por diferentes “partes internas” que funcionam como uma pequena família dentro de cada um de nós. Esta é a premissa da Psicoterapia em Sistemas Familiares Internos (IFS), uma abordagem desenvolvida por Richard Schwartz nos anos 1980, que tem vindo a transformar a forma como jovens e adultos compreendem o seu mundo emocional.
No modelo IFS, consideramos cada pessoa como um sistema formado por diferentes partes. Por exemplo, cada parte expressa emoções, intenções e papéis próprios. Além disso, nesta abordagem, reconhecemos que todas as partes têm uma função importante e merecem ser ouvidas e compreendidas – não existem partes “más”.
Por outro lado, ao contrário de outras abordagens, o IFS propõe acolher as emoções e comportamentos em vez de os eliminar. Assim, o foco está em compreender e integrar cada parte, promovendo o equilíbrio emocional. Este processo permite que cada pessoa desenvolva uma relação mais saudável consigo própria, uma vez que passa a reconhecer as necessidades e intenções das suas diferentes partes.
A intervenção em IFS pode ser particularmente útil para quem procura:
O trabalho psicoterapêutico em IFS centra-se na escuta ativa e na compreensão de cada parte interna. Por isso, o terapeuta guia a pessoa no reconhecimento e diálogo com as suas partes, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para a transformação emocional.
Se sente curiosidade sobre esta abordagem ou gostaria de explorar o seu funcionamento, agende uma consulta de Psicologia connosco. Estamos disponíveis para o/a acompanhar neste caminho de autoconhecimento e bem-estar.
Contactos Pronunciar:
📱 935 588 806
📩 geral@pronunciar.pt
🖥️ pronunciar.pt